30.10.13

riot grrrl

texto intro + manifesto riot grrrl da zine "bikini kill", início dos anos 90. em inglês aqui. mais sobre riot grrrl aqui.



RIOT GRRRLS

Uma riot grrrl não atura merda de ninguém, ela é forte, independente e aparentemente invulnerável... uma riot grrrl pode ser qualquer rapariga que esteja farta de um mundo sexista e dominado por homens... no que toca à música, o riot grrrl é frequentemente referido como punk e bandas que representam isso são as Bikini Kill, Hole, Sleater-Kinney, Babesin Toyland, 7 Year Bitch, Bratmobile, Lunachics, etc... é só um grupo de grrrls que quer que outras miúdas se juntem para lutar pelos direitos das mulheres... Nós temos poder, mas não o vamos usar para te foder a vida. Poder não significa domínio. Significa saber quando lutar, quando te protegeres a ti própria, e como manter a liberdade dentro de uma comunidade organizada e igualitária. Sabemos esta merda toda, mas também temos um sentido de humor sobre isso. As feministas também podem rir. Podemos gostar de ver programas de TV sobre acidentes de automóveis, ler revistas porno e jogar jogos de computador com rapazes cromos—e mesmo depois de TUDO ISSO, ainda estamos aqui para ajudar toda a gente a chegar ao fim do dia tendo tido bom género. O que é bom género? É estares confortável no teu próprio corpo, teres prazer nesse corpo, apesar do que a tradição de possa dizer que seja suposto fazeres com ele. Uma olhadela entre as tuas pernas nuas não é uma visão do teu destino. Que se foda essa merda.

PORQUÊ RIOT ?

PORQUE nós raparigas ansiamos por discos e livros e fanzines que falem para NÓS nos quais NÓS nos sintamos incluídas e que possamos compreender das nossas próprias formas.

PORQUE queremos fazer com que seja mais fácil as raparigas verem/ouvirem o trabalho umas das outras para que possamos partilhar estratégias e criticarmos/aplaudirmo-nos umas às outras.

PORQUE temos de tomar nas mãos os meios de produção para produzirmos os nossos próprios gemidos.

PORQUE ver o nosso trabalho como estando ligado às nossas amigas-políticas-vidas reais é essencial se vamos perceber como o que estamos a fazer influencia, reflecte, perpetua ou QUEBRA com o status quo.

PORQUE reconhecemos fantasias da Revolução Macho Armada Instantânea como mentiras pouco práticas destinadas a manter-nos só a sonhar em vez de nos tornarmos nos nossos sonhos E ASSIM procurar criar revolução nas nossas próprias vidas todos os dias imaginando e criando alternativas à merda da maneira cristã capitalista de fazer as coisas.

PORQUE nós queremos e precisamos de encorajar e ser encorajadas perante todas as nossas inseguranças, perante o rockderapazcompançadecerveja que nos diz que não podemos tocar os nossos instrumentos, perante as “autoridades” que dizem que as nossas bandas/zines/etc são as piores nos EUA e que atribuem qualquer validação/sucesso do nosso trabalho ao facto das miúdas tarem na moda.

PORQUE não nos queremos assimilar aos padrões dos outros (rapazes) do que é ou não é “boa” música ou punk rock ou “boa” escrita E POR ISSO precisamos de criar fóruns onde possamos recriar, destruir e definir as nossas visões.

PORQUE não estamos dispostas a afrouxar perante afirmações de que somos “sexistas ao contrário” reaccionárias e não as verdadeiras viajantes da alma punk rock que NÓS SABEMOS que realmente somos.

PORQUE sabemos que a vida é muito mais do que a sobreviência física e estamos bem conscientes de que a ideia punk rock “tu podes fazer tudo” é crucial à revolução grrrl rock zangada vindoura que procura salvar as vidas psíquicas e culturais de raparigas e mulheres em toda a parte, nos seus próprios termos, não nos nossos.

PORQUE estamos interessadas em criar formas não-hierárquicas de ser E fazer música, amigos, e cenas baseadas na comunicação+compreensão, em vez de competição+categorizações em bom/mau.

PORQUE fazer/ler/ver/ouvir coisas fixes que nos validam e desafiam pode ajudar-nos a ganhar a força e sentido de comunidade de que precisamos para que percebamos como merdas como o racismo, a discriminação dos deficientes, os preconceitos de idade, o especismo, o classismo, a gordofobia, o sexismo, o anti-semitismo e o heterossexismo entram nas nossas vidas.

PORQUE vemos promover e apoiar cenas de raparigas e raparigas artistas de todo o tipo como sendo fundamental em todo este processo.

PORQUE odiamos o capitalismo em todas as suas formas e vemos o nosso objectivo principal como partilhar informação e sobrevivermos, em vez de lucrarmos com sermos fixes de acordo com os padrões tradicionais.

PORQUE estamos zangadas com uma sociedade que nos diz que Rapariga=Burra, Rapariga=Má, Rapariga=Fraca.

PORQUE não estamos dispostas a deixar a nossa raiva real e válida ser diluída e/ou virada contra nós através da internalização do sexismo como observado na inveja entre raparigas e comportamentos do tipo-miúda auto-destrutivos.

PORQUE comportamentos auto-destrutivos (como foder rapazes sem preservativos, beber em excesso, ignorar verdadeiras amigas de alma, reduzirmo-nos a nós próprias e a outras raparigas, etc...) não seria tão fácil se vivêssemos em comunidades em que nos sentíssemos amadas e desejadas e valorizadas.

PORQUE eu acredito com todo o meu coração mente corpo que as raparigas constituem uma força de alma revolucionária que pode e vai mudar o mundo a sério.



-- Bikini Kill Zine #2, 1991)



Sem comentários: